domingo, 19 de abril de 2009

Ética Racionalista Grega - Aristóteles

Aristóteles



Primeiras Informações de Aristóteles


Aristóteles nasceu em Estagira, Colônia grega da Trácia, em 384 a.c com 18 amos de idade ele já se ingressou na academia platônica em Atenas.


ÉTICA PARA ARISTÓTELES

A teoria filosófica da palavra ética para Aristóteles significa um modo de cada um, trata – comportamento humano ,pelos os princípios da sociedade ou seja os valores socias. Algumas obras que aborda esse tema escrita por Aristóteles: Ética á Nicômaco,Ética à Eudemo e Grande Ética.

FILOSOFIA PARA ARISTÓTELES

Segundo Aristóteles a filosofia objetiva - se na solução de problemas ela te faz pensar nas coisas como elas são como foram e como será, isto é a ciência do “porque”.


A moral


A característica principal da moral aristotélica é o RACIONALISMO, ou seja a pessoa pensa antes de agir e tomar outro rumo que foge da moral da sociedade. As virtudes éticas morais, não são mera racional.


POLÍTICA

Política é a doutrina moral social nela existe o estado que rege a sociedade sendo por regime ditadura,democrático,militar e outros





UM BREVE HISTÓRICO DA VIDA DE ARISTÓTELES


Aristóteles foi discípulo de Platão, ele foi o discípulo mais critico com as idéias de Platão, apesar de serem grandes amigos. Aos 50 anos fundou sua Escola livre por nome de Liceu nela ele montou uma importante biblioteca.Sua escola alcançou fama e renome,junto com outros importantes nomes ele realizou grandes descobertas os tipos de atividades que se realizavam levaram Liceu a titulo de investigação racional,ele influenciou muito no ocidente.

ARISTÓTELES E ALEXANDRE




Alexandre o grande era um guerreiro e tinha o objetivo a conquista da Babilônia. Aristóteles o ensinou muitas coisas como: ter objetivo bem definidos ser confiante e verificar e estar sendo atingindo. Traduzir de pensamento para resultado e colocar a emoção nesses resultados, nunca duvidar desses resultados ser otimista e estar disposto a tudo.


ALGUNS DE SEUS PENSAMENTOS

“Beleza é a melhor carta de recomendações.”



“música é celeste, de natureza divina e de tal forma que encanta a alma e a leva acima da sua condição.”



“ Beleza é dom de Deus.”





Platão defendia o Inatismo ele acredita que existe dois mundo é o mundo inteligível nele vivemos antes de nascer e outro mundo o sensível este temos idéias e começamos a viver nele quando nascemos e a nossa mente já esta funcionando e vamos ter que buscar no mundo inteligível idéias.
Aristóteles defendia o Empirismo idéias através das experiências que, no entanto foi ele o criador porque nessa época não era tão concreto. E acreditava que as idéias vinham através de observação, de experiência e com isso vamos formando nossas idéias. Para ele o mundo e não em dois como Plantão fala mais sim só um com o sensível e inteligível juntos.
Os dois pensadores utilizavam um modo de pensar diferente Aristóteles acreditava que,a forma cavalo consiste nas características do cavalo ou seja, naquilo que chamaríamos de espécie.

Ele também não concordava com Platão na questão de a “idéia galinha” vir antes da galinha propriamente dita. Para ele o que e a forma da galinha está em todas e essa forma e a característica que distinguem a galinha, não outro animal qualquer.

Platão fala que tudo que existe na natureza, teve uma vida no mundo das idéias.
Aristóteles já pensa que nossas idéias e pensamentos entram em nossa consciência através de ver e ouvir. Aristóteles tentou explicar que tudo na natureza pertence a diferentes grupos e subgrupos.


Acadêmicos: Elizeu Ramon e Vera Lúcia.

Nenhum comentário: