domingo, 19 de abril de 2009

Jean Jacques Rousseau

JEAN JACQUES ROUSSEAU
Jean Jacques Rousseau é considerado um dos principais filósofos do iluminismo. Rousseau defende em sua filosofia a tese da educação natural do homem, para ele o homem como um todo deve ser livre e igual perante a sociedade, pois cada pessoa traz consigo um modo diferente de ver e viver á vida, e sendo assim cada qual deve ser respeitado pelo seu modo de ser, sem levar em consideração as regras impostas pela sociedade, já que era totalmente contra essas leis.




Para Rousseau todo homem nasce bom, com princípios e valores, porem com as imposições postas pela sociedade ele acaba deixando seus sentimentos e instintos passando assim a fazer parte dessa sociedade competitiva e capitalista, onde o que realmente interessa é o poder aquisitivo de cada um. Jean Jacques também defende a tese de que a verdadeira finalidade da educação é ensinar o aluno a aprender a viver e exercer a liberdade, pois todos nos somos seres livres e não precisamos viver para uma sociedade, mas sim para nos.
Um filósofo completo, pois se relacionava em varias áreas tanto política como pedagoga, e religiosa.
Jean Jacques Rousseau “Autoridade significa ser amado e respeitado”.




Rousseau foi um ótimo educador, para ele essa profissão era simplesmente um motivo de muito orgulho. Em toda sua carreira de professor de musica, carregou consigo a idéia de que um “mestre” tinha que ser um exemplo para o aluno, pois seria neste mestre que o mesmo iria se inspirar, para crescer na vida com dignidade e através de seus próprios méritos, sem infligir no direito alheio, sem ultrapassar na vida do próximo.

Para Rousseau a desigualdade social era um caso irreversível, em primeiro lugar ele não conseguia entender como que um homem podia ter autoridade sobre outro, para fazer o tipo de lei que o mesmo achava viável para a população, quer dizer, para ele próprio, pois para Rousseau os políticos do poder não pensavam na qualidade de vida e no bem estar da população. Para ele essa questão de regras seria simples se fosse de outra forma, bastaria toda sociedade entrar em um acordo aceito por todos e sendo assim acontecendo a vontade livre das pessoas, não precisariam de Autoridades com pleno poder sobre a sociedade.


Acadêmicos:Daiane, Eliane e André

Nenhum comentário: