domingo, 19 de abril de 2009

Emile Durkhein


Emile Durkhein nasceu na província francesa de Lorena no dia 15 de abril de 1858, Judeu descendentes de rabinos, decidiu não seguir a tradição da família, e foi levar sua vida bastante secular.
Emile Durkhein é considerado um dos pais da sociedade moderna. Durkhein usava a pesquisa empírica e a teoria sociológica, para ele “os fatos sociais devem ser tratados como coisas”. Para que haja um consenso entre a sociedade devera haver solidariedade entre os indivíduos, para que com isso se crie normas jurídicas onde há regras de cooperação e troca de serviços, pois o ser humano tem que ter consciência coletiva. Para Durkhein o homem seria apenas animal selvagem que se tornou humano porque se tornou social e esse processo de aprendizagem deu-se o nome de “socialização”. Essa socialização seria tudo aquilo que tem em nossa mente, que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos portar e isso é chamado de “ fator social” onde tem que ter três características: Generalidade, exterioridade e coercetividade. Para Durkhein tudo na sociedade esta ligado uma na outra e quando há alguma mudança afeta toda a sociedade. Através de suas pesquisas desenvolveu dois principais conceitos de instituição social e anomia.
Instituição Social: E o mecanismo de proteção a sociedade, é o conjunto de regras o ser seguisse para que haja organização social as instituições são conservadoras, quer seja família, escola, governo, política ou qualquer outra, agem contra mudanças para que sempre tenha ordem.
Anomia: Isso ocorre devido a varias mudanças no mundo social. Com essas varias mudanças que esta acontecendo na sociedade, o individuo esta ficando meio que sem lei, sem rumo, pois já não há mais valores que tinham antigamente, não a base familiar nem religiosa.
Religião : A religião desempenha um papel muito importante na consciência da sociedade, a sociedade produz diversos mentais das consciências coletivas. Família: A família também tem uma função moderadora no que diz respeito ao suicídio,no que diz respeito ao homicídio a família não tem um poder de persuasão.
Suicídio Segundo Durkhein o suicídio tem dois fatores, aquele que é por fator interior assim como a loucura e por fator exterior na qual o individuo se insere na sociedade em que vive.
Suicídio Egoísta: Este tipo de suicídio é o que é encontrado com maior freqüência, caracterizado por estados de individualismo
Suicídio Altruísta: Este suicídio esta ligado extremamente a sociedade não tendo vida própria, estes suicidas tanto cometem suicídios baseado no altruistismo, morrem por que acreditam que sua morte pode trazer alguma espécie de beneficio para a sociedade
Suicídio Anómico: o individuo não consegue acompanhar o desenvolvimento acelerado da sociedade, estando em competição permanente um com outros.
Suicídio Fatalista: não tem esperança de mudança contra a disciplina, eles não vêem um meio de melhora na vida que levam e o único meio de se ver livre desse transtorno é cometer o suicídio.






Rapaz tenta se jogar do viaduto Maria Paulo em São Paulo por causa do desemprego e traição.


O que restou de um homem-bomba




Conclusão




Com esse trabalho mostra-nos influencia que a sociedade exerce sobre o individuo, e uma vez que esta se modifica o individuo terá de possuir os meios necessários para poder acompanhar isso é situar-se individualmente dentro do coletivo, para não se abater num estado anómico.
Durkhein levou esta perspectiva extremo desenvolvendo um estudo sociológico do suicídio, e chegando á conclusão que as forças maiores que levam o individuo a terminar com a própria vida são exteriores, isto é meio social em que este se encontra é que vai determinar o decorrer de sua vida.”As causas reais do suicídio são forças sociais que variam de sociedade para sociedade, de grupo para grupo, de religião para religião.


Acadêmicas: Ivanete Lorini, Lorrane Cavalcante Itacarambi e Rosiane Stein

Nenhum comentário: