domingo, 19 de abril de 2009

Hannah Arendt



É interessante refletir algumas ideias e estudos publicados por Hannah Arendt, sendo que estes estão diretamente relacionados com os atuais acontecimentos.
Nascida na Alemanha em 1906, de origem Judia, estudou teologia e filosofia e com o crescimento do Nazismo na Alemanha mudou-se para os Estados Unidos, consagrando-se como um dos grandes nomes do pensamento político contemporâneo, com uma postura contraria aos regimes totalitários.
Após ter sido vitima do racismo, onde presenciou sua família ser totalmente massacrada pelo regime totalitarista imposto por Hitler, motivo dos seus estudos e críticas contrarias ao regime totalitarista e o Governo autoritário.
Tendo uma vida turbulenta onde foi varias vezes criticada, impedida de expressar seus pensamentos e sua visão da condição humana.
vindo a falecer em 04 de Dezembro de 1975 nos Estados Unidos.

Polis e a realização dos Cidadãos






















Com base no estudo realizado nas obras de Hannah Arendt , percebemos a oposição clara de Hannah em relação ao totalitarismo imposto por alguns governantes, tendo como exemplo na época, o nazismo de Hitler, que além de impor condições aos cidadãos, restringia sempre o direito de opinião e livre arbítrio, assim sendo, os cidadãos eram obrigados a acatar as ordens ditadas pelo estado.
Hannah faz uma comparação do totalitarismo imposto por Hitler, com a polis Grega na idade antiga, em que todos os cidadãos viviam em perfeita harmonia, sem comandar e sem serem comandados, cada um sabendo das suas obrigações sem a necessidade da intervenção do governo, a união entre as pessoas era da forma que um auxiliava o outro no que fosse preciso, tendo assim uma realização interna, sentido que essas atitudes enobreciam e dignificavam o ser.
Não que Hannah se posicione contra o capitalismo, ela entende que com o passar do tempo
a evolução existe e cada vez mais o capitalismo se destaca em relação ao socialismo, ela inclusive, crítica e se opõe ao que Marx pregava dizendo que tudo que era feito em favor do outro deveria ser remunerado.
Não concordando com isso Hannah defende que as atividades realizadas poderiam ser remuneradas, mas apenas o necessário para se ter uma vida digna, ou seja, tendo para o alimento, as vestimentas e o lazer, e não com o intuito de acumulo de capital. E os indivíduos tendo livre expressão e autonomia para falar e realizar o que julgasse conveniente.
Totalmente o oposto do regime totalitário, onde um indivíduo ou partido político passa a controlar o Estado sem dar importância aos interesses do seu povo, e muitas vezes utilizando da força como ferramenta para realizar de maneira eficaz os seus ideais.


Acadêmicos: Cleder Roberto Fachinello, Luciane Dos Santos e Viviane Gruetzmann

Nenhum comentário: